Irreverência, a pós-modernidade tem apresentado decadência, irreverência, pessoas que acreditam que seus cultos chegam ao céu, ao contrário, não passam do teto. Em razão de hoje, os irmãos realizarem culto para si, amaciando seus egos, utilizam celulares, tablets, conversam, antigamente iam mais cedo orar, hoje vão para conversar, saem da igreja a todo momento, bebem água mais na igreja do que em suas próprias casas, tudo isso durante o culto.
E fazem de deus um gênio da lâmpada, deus mordomo, deus Nutella e da igreja clube social, ou ponto de encontro de amigos. Se na igreja comunitária é assim, imagine em suas casas, isso é gravíssimo, porque igreja não são as paredes, porém cada membro, o corpo de Cristo.
Desprezam a Palavra de Deus, não respeitam seus líderes eclesiásticos, mas buscam doutores segundo seus corações perversos e enganados, falam mal dos pregadores quando não ouvem o que querem. Estão cegos em seus entendimentos, possuem comichão (coceira) em seus ouvidos porque querem ouvir de acordo com suas próprias vontades, concupiscências e não suportam a sã doutrina.
Rejeitam a doutrina sã (saudável, verdadeira, pura, sem defeito), ao contrário, desejam fábulas, contos, histórias da carochinha, filosofias, veneno na panela, misticismo religioso (revelações, profecias), entre outros.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos, se juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusaram a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 2 Timóteo 4:3,4.
O que é culto? É o envolvimento do Criador com a criatura e o envolvimento da criatura com o Criador. A palavra culto tem origem no latim cultus, que significa cultivar, cuidar, tratar, proteger, mas também atitudes e ritos que adoram a Deus. E Deus não faz culto, Deus recebe culto. Deus não aceita culto, adoração sem o devido temor, não só na igreja, todavia na vida cotidiana do cristão, e quem não o teme lhe oferece um culto que é maldito.
E Deus não faz culto,
Deus recebe culto.
Por que, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora, apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? Diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 1:8
Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios. Malaquias 1: 14
Quem cultua e adora com desrespeito, desonra a Deus, é maldito, engana a si que Deus recebeu o culto.
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1
Deus chama a apresentar para Ele um culto em sacrifício vivo (não morto no pecado, visto que quem está no pecado está morto) e santo, não profano e irreligioso.
Culto racional (lógico, sensato) não é emocional ou irracional. Quantos se dizem cheios do Espírito Santo, cheios de fogo, ao contrário, estão cheios de emoção e fogo estranho, porque quem é cheio do Espírito Santo tem vida transformada.
Como se explica pessoas cheias do Espírito Santo, barraqueiras, caloteiras, iracundas, orgulhosas, egoístas, presunçosas, gananciosas e imorais? Páginas 133 a 136 do livro A Fórmula do Sucesso: Temor a Deus. Se você sabe como termina, continue lendo e adquira o seu. .